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Notícias

COVID-19 Balanço na Educação

Temos, na CONFAP, acompanhado diariamente o desenvolvimento da atividade letiva em casa. Do que nos tem chegado e da própria experiência que vivemos, verificamos que esta semana que passou tem sido um desafio de aprendizagem para professores, alunos e famílias, no processo nas várias dimensões que esta nova realidade encerra.

Há bons exemplos. Professores que estabeleceram um horário com os seus alunos para comunicarem, professores que regularmente enviam trabalho e interagem com os seus alunos, seja por vídeo seja por texto, em que efetivamente existe um acompanhamento diário para realizar e cumprir tanto quanto possível os objetivos a que se propuseram, mesmo antes da crise.

Mas, também há igualmente exemplos menos bons. Situações de envio de trabalho por atacado, com quase nenhuma interação. Temos também situações de famílias e professores que não perceberam que estamos em atividade letiva, só que em vez de o fazermos na escola, apoiamos e acompanhamos para que tenham a escola em casa. Sim, ainda é preciso, e esperamos que seja possível conseguir-se nos próximos dias, ajustar e evoluir para que este novo método de trabalho que se nos impõe, não seja improdutivo, pelo contrário seja, e pode ser, o mais eficiente possível.

Depois, temos também aquelas situações onde infelizmente não existem condições para que o recurso à tecnologia seja possível. Este é um desafio ainda maior para se garantir a equidade e aqui, como também já o estão a afazer algumas autarquias, todos têm que se empenhar para que seja possível chegar a todos os alunos e permitir-lhes a igualdade de oportunidade. Também aqui temos um desafio acrescido para que a escola seja um fator de equidade e não de agravamento de desigualdades, o que obviamente sem o esforço de todos acabará por acontecer, dentro do sistema público e, claro, entre o sistema público e o particular.

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Data: 24 - 03 - 2020
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