Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação e aumentar a usabilidade do mesmo.
Para aceitar o uso de cookies basta continuar a navegar no website. Para mais informação clique aqui.

Notícias

Posição da CONFAP sobre uma possível greve no dia 21

Os órgãos sociais da CONFAP deliberaram divulgar a sua posição sobre a possível greve em dias de exames.

As crianças e os jovens portugueses são o foco sobre o qual a CONFAP trabalha voluntariamente todos os dias. É em prol deles que se debate, incansavelmente, por políticas e condições de ensino/aprendizagem mais adequadas e ajustadas às diferentes realidades deste pequeno território.

Reconhecemos as várias necessidades urgentes para a melhoria no sistema educativo, desde as pessoas que trabalham nas Escolas, aos recursos e aos métodos de ensino e de avaliação. Por essa razão a CONFAP tem estado na primeira linha a defender a necessidade de repensarmos o paradigma da Educação e da avaliação.

Contudo, não podemos compactuar com qualquer atitude ou decisão que prejudique os estudantes e ponha em causa o trabalho desenvolvido ao longo do ano por todos os profissionais. Uma greve em dia de exames ou provas nacionais prejudica quem, à partida, deveria ser defendido em primeira mão, as crianças e os jovens portugueses.

A manter-se o aviso de greve parece-nos evidente a necessidade de serem garantidos os serviços essenciais para que todas as crianças e jovens de Portugal possam realizar os seus exames e provas, tal como programado.

Lamentamos que os processos democráticos para defender os interesses de uns prejudiquem o interesse de outros e em particular dos mais frágeis como são as crianças e os jovens.

O que desejamos é que as várias partes em conflito se entendam em nome das crianças e dos jovens e que o melhor interesse delas seja salvaguardado. A Escola é especialmente e antes de qualquer outro, um direito das crianças à Educação.

Lembramos aqui o que a CONFAP tem vindo a defender sobre a necessidade de se debater e alterar com brevidade o paradigma da avaliação, o modelo de ensino e paradigma de acesso ao ensino superior.

A CONFAP

 

Ver documento  
Data: 12 - 06 - 2017
Facebook Linkedin Twitter Google + Pinterest